CLICK HERE FOR FREE BLOGGER TEMPLATES, LINK BUTTONS AND MORE! »

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Sala das Ondinhas (Imaginar) - Quadro de Pilotagem

A Sala do Imaginar, este ano a Sala dos Ondinhas (de acordo com o projecto Educativos desenvolver-se-ão temáticas sobre a Água: o ciclo da água, a sua importância, preservação, etc.) foi organizada em diferentes áreas, para que as crianças possam desenvolver várias actividades ao longo do ano:
  • Áreas da Matemática e da Língua Portuguesa - os alunos contactam com materiais manipuláveis tão importantes na aprendizagem de conceitos abstractos; as crianças tomam contacto com a iniciação à leitura, à escrita e ao cálculo; as TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) assumem um papel de aliadas de todas as actividades desenvolvidas para pesquisa de informação, jogos/actividades didácticas, dinamização do blog e a comunicação virtual através de e-mail.
  • Área do Conhecimento do Mundo / Área de Trabalho em Grande Grupo - área onde são desenvolvidas actividades da Área do Conhecimento do Mundo e trabalhos em colectivo.
  • Área das Expressões e Área dos jogos/construções - inclui actividades de Expressão Plástica (desenho, pintura, recorte, colagem, etc.) e de Expressão Musical (contacto com instrumentos musicais); as actividades na área dos jogos/construções (puzzles, dominós, encaixes, Lego, etc) desenvolvem competências de coordenação óculo-manual, motricidade fina, classificação, seriação, etc.
  • Área da casinha - esta área permite às crianças participarem em grupo em actividades de jogo simbólico, de imitação de papéis sociais; promovem a linguagem oral, a auto-estima, a capacidade de iniciativa e de autonomia.
  • área de Pilotagem - nesta área todos se reúnem no início e no fim do dia para conversar, trocar opiniões, resolver problemas, marcar as presenças, os comportamentos e trabalhar no Calendário e Mapa do Tempo; também é um espaço para a leitura de histórias, para cantar e para planear, em conjunto, as actividades do dia. Desta forma, as crianças aprendem regras de convivência social (Formação Pessoal e Social), tomam consciência da sua prestação escolar ao longo do dia (auto-avaliação), começam a estabelecer relações temporais bem como se começam a aperceber das características do estado do tempo (Área do Conhecimento do Mundo) e desenvolvem a comunicação oral (Domínio da Linguagem).

Para todas estas áreas foi definida, pelo grupo, uma lotação considerada adequada, que permite a distribuição das crianças pelos espaços de modo a que os materiais à disposição sejam suficientes para os elementos que os utilizam. Temos tudo pronto... agora vamos ao trabalho!

0 comentários:

Postar um comentário

Comentário

Pesquisar este blog